Ação do Procon de João Pessoa cobra da Apple retorno dos carregadores do Iphone e suspensão de venda casada

"Nós autuamos tanto a Apple como a Samsung devido a venda casada. A prática é totalmente ilegal. Assim como a Samsung, a Apple também deve voltar atrás", disse o secretário.

O secretário executivo do Procon-JP, Rougger Guerra, afirmou na tarde desta quinta-feira (1º) que a decisão obrigando a Apple a voltar a fornecer os carregadores a quem adquirir Iphone será uma realidade em breve. Ele deu como exemplo o caso da Samsung que tinha retirado os carregadores de aparelhos e já voltou atrás fornecendo o produto junto com o produto.

“Nós autuamos tanto a Apple como a Samsung devido a venda casada. A prática é totalmente ilegal. Assim como a Samsung, a Apple também deve voltar atrás”, disse o secretário.

Em setembro, o Ministério da Justiça determinou a suspensão de venda de iPhone sem carregador e aplicou multa de R$ 12 milhões à Apple. Na época, a empresa disse que iria recorrer da decisão. Com a justificativa de consciência ambiental, a Apple passou a vender sem fonte e carregador os modelos acima do Iphone 11. Quem compra, por exemplo, um Iphone 12 tem que arcar com o valor do aparelho e ainda desembolsar uma média de R$ 250 para obter o cabo e o carregador, e assim, usufruir do equipamento.

Ele também destacou que a prática é uma tendência dentro do mercado de eletrodoméstico. “Na verdade, isso vai ser uma prática que vai acontecer com todos os eletrodomésticos. A gente fala do celular, mas hoje a impressora da HP já vem ser a fonte, vem só com o USB. Os Procons entendem como uma pratica totalmente ilegal. Sendo passível as autuações e multas”, disse.

O secretário lembrou ainda ao consumidor que, na dúvida, deve procurar o Procon-JP de forma imediata. “Se o cidadão perceber algo que o deixou indeciso quanto à promoção, deve acionar o Procon-JP através do 0800 083 2015 e do Whatsapp 83 98665-0179 (Procon-JP na sua mão). O importante é que fique atento para evitar possíveis abusos na relação de consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui