A Prefeitura de João Pessoa lançou o programa ‘Elas Lideram’, primeira iniciativa gratuita e exclusiva de mentoria para mulheres empreendedoras da capital paraibana. O edital foi publicado nesta quinta-feira (4) e as inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 15 de setembro, de forma totalmente online, pelos sites saladoempreendedorjp.com.br ou euposso.joaopessoa.pb.gov.br.
O projeto é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), com apoio do Sebrae-PB, Casa Empreendedora Hub e Be.labs Aceleradora. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas efetivas e 10 para cadastro de reserva, destinadas a mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, residentes em João Pessoa, que já tenham um negócio, estejam iniciando, tenham uma ideia de empreendimento ou desejem se qualificar para voltar ao mercado.
Capacitação com foco em liderança feminina
Com duração de dois meses, o ‘Elas Lideram’ combinará encontros presenciais e online, mentorias individuais, formação técnica e eventos de networking. A metodologia aplicada será o ‘Efeito Furacão’, desenvolvida pela Be.labs, que usa ferramentas de design thinking para impulsionar negócios liderados por mulheres.
O conteúdo inclui:
Mentalidade empreendedora
Inovação
Finanças
Aspectos jurídicos
Marketing digital
Plano de negócios
Pitch de apresentação
Além disso, as participantes terão acesso à formalização como MEI, apoio do programa de microcrédito orientado ‘Eu Posso’, e suporte para construção da identidade visual de seus empreendimentos.
Impacto social e redes de apoio
O secretário Bruno Farias (Sedest) destacou que o programa “fomenta a autonomia econômica e constrói redes de apoio sólidas”, contribuindo para o desenvolvimento da cidade através do protagonismo feminino.
Já a analista do Sebrae-PB, Renata Câmara, frisou a importância da formação integrada, que inclui gestão, planejamento e finanças, além de criar redes de confiança entre as participantes.
A CEO da Casa Empreendedora Hub, Fany Miranda, reforçou que o programa vai além da capacitação técnica. “As mulheres vão compartilhar desafios, formar parcerias e ganhar visibilidade. Cada uma vai crescer e contribuir para o crescimento de outras”, afirmou.
Calendário do programa
Inscrições: 8 a 15 de setembro
Resultado final: até 24 de setembro
Início das aulas: 1º de outubro (com aula magna no auditório do Sebrae-PB)
Término: 26 de novembro
Eventos especiais:
Sessão solene na Câmara de João Pessoa (19/11, Dia do Empreendedorismo Feminino)
Workshop de encerramento com entrega de certificados
Critérios e etapas de seleção
As candidatas devem:
Ser maiores de 18 anos (cis ou trans)
Residir em João Pessoa
Possuir ou desejar iniciar um negócio
Ter acesso à internet e dispositivo com câmera
Ter disponibilidade para encontros presenciais e online
Documentos obrigatórios:
CPF
Comprovante de residência
Comprovante de escolaridade
A seleção será feita em três etapas: análise das inscrições, entrevistas online e divulgação da lista de aprovadas.
Servidoras da Prefeitura de João Pessoa e funcionárias do Sebrae-PB não poderão concorrer.




