A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), inicia neste final de semana a programação do Pré-Junino 2026.
Realizado em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa (Liquaju), o projeto contará com 23 grupos juninos e mais de 40 apresentações em diversos bairros da Capital paraibana.
A iniciativa funciona como um aquecimento para os festejos juninos oficiais, que acontecem durante o mês de junho.
As primeiras apresentações acontecem neste sábado (9), no bairro do José Américo, e no domingo (10), no Alto do Mateus, sempre a partir das 19h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou a importância do evento para o fortalecimento cultural das quadrilhas juninas da cidade.
Segundo ele, o Pré-Junino representa um momento de preparação dos grupos para o Festival de Quadrilhas Juninas realizado em junho.
Marcus Alves ressaltou ainda que as quadrilhas vêm se preparando desde o ano passado para as apresentações e que o projeto fortalece a tradição cultural nos bairros da Capital.
O presidente da Liquaju, Edson Pessoa, afirmou que o evento é uma oportunidade para os grupos mostrarem às comunidades o trabalho cultural desenvolvido ao longo do ano.
Ele também destacou os investimentos realizados pelas quadrilhas em figurinos, adereços, músicos e estrutura para as apresentações.
A programação de abertura acontece neste sábado (9), na quadra de esportes da Praça Janduir Carneiro, no bairro José Américo.
No local, se apresentam as quadrilhas Só Risos, Santo Antônio, Fulô do Cerrado, Botijinha, Flor do Mandacaru e Fazenda Lampião.
Já no domingo (10), as apresentações acontecem na Rua Luiz Pimentel Batista, no bairro Alto do Mateus.
Participam da programação as quadrilhas Linda Flor do Sertão, Zé Monteiro, Sacode Poeira, Paraíba, Babado de Xita, Pindura Saia e Fogueirinha.
O calendário do Pré-Junino segue até o fim do mês de maio com apresentações nos bairros de Mangabeira, Valentina, Roger, Torre e Mandacaru.




