Estoque do Hemocentro da Paraíba está zerado, e direção faz apelo por doações de sangue

Doações diminuíram durante a pandemia; Hemocentro tem realizado coleta de sangue a domicílio.

O estoque de sangue no Hemocentro da Paraíba está zerado e a situação tem preocupado a direção da instituição. Apesar de oferecer a coleta de sangue a domicílio, as doações caíram durante o período de pandemia. Toda doação que chega no local atualmente é levada diretamente para hospitais e as bolsas não são suficientes para gerar estoque.

“Não temos esse estoque para suprir a necessidade dos hospitais. Eu queria fazer o apelo que as empresas, que os condomínios, possam entrar em contato aqui com o Hemocentro para que possam fazer a doação”, comentou Shirlene Gadelha, diretora do Hemocentro.

Em março, o Hemocentro informou que as doações caíram 70% durante a pandemia e agora o estoque está zerado, segundo Shirlene. A diretora reforça que o Hemocentro tem seguido todos os protocolos de segurança, inclusive nas coletas a domicílio.

O Hemocentro oferece o número Whatsapp 3133-3473 para agendamentos de doação. Moradores de prédios, condomínios, empresas e outros grupos também podem agendar uma coleta a domicílio.

“Nesse momento é importante que existam as caravanas, os grupos de igreja podem se juntar, nós iremos também. É necessário realmente, não temos o sangue. O sangue é doado, não tem outra forma de fazer essa reposição se o doador não fizer a doação de sangue”, disse Shirlene.

Quem for ao local para doar sangue sem agendamento também será atendido e poderá fazer a doação. Para doar é preciso portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos – pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

Além disso, o doador precisa estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas –, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Demais critérios são avaliados em uma entrevista individual (triagem clínica) que antecede a doação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui