Eleições 2020: quase três milhões de paraibanos estão aptos a votar neste domingo (15)

Serão escolhidos os prefeitos e vice-prefeitos de cada um dos 223 municípios e um total de 2.209 vereadores. Urnas ficam abertas entre 7h e 17h e os resultados finais saem no período da noite.

Os paraibanos vão às urnas neste domingo (15) para eleger os prefeitos e os vice-prefeitos de cada um dos 223 municípios do estado. Na oportunidade, serão escolhidos também os parlamentares que integrarão as câmaras municipais, num total de 2.209 vereadores que deverão ser eleitos.

São ao todo 2.932.047 eleitores aptos a votar. Mas, mesmo com o voto sendo obrigatório no país, nem todos desses vão às urnas. A média histórica indica que pelo menos 20% destes eleitores não deverão comparecer às seções eleitorais e precisarão justificar o voto. E, mesmo com medidas adicionais de segurança realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ainda não se sabe como a pandemia de coronavírus vai impactar no comparecimento.

Com relação à pandemia, aliás, entre as medidas adotadas pelo TSE é o de ampliar o período das eleições em uma hora, para evitar aglomeração. Assim, a votação começa às 7h e segue de forma ininterrupta até 17h. Mas o TSE pede que o período de 7h às 10h seja reservado prioritariamente para os eleitores que tenham mais de 60 anos. Na Paraíba, eles são 547.242 eleitores.

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai centralizar a organização do pleito, em que pese as disputas serem municipais — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai centralizar a organização do pleito, em que pese as disputas serem municipais — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba Em números absolutos, as mulheres são a maioria do eleitorado paraibano, respondendo a 52,8% daqueles aptos a votar. Em compensação, respondem a apenas 32,7% das candidaturas. Ademais, mais da metade dos eleitores ocupam uma faixa etária entre 21 e 59 anos, com mais concentração na faixa entre 25 e 39.

Com relação às candidaturas, a Paraíba bateu em 2020 o recorde em número de postulantes a cargos eletivos. São 617 candidatos a prefeito e 10.840 candidatos a vereador.

Opostos

As eleições municipais na Paraíba também podem ser analisadas sob seus opostos. Porque, enquanto são esperados 522.269 eleitores para eleger um entre 14 candidatos a prefeito que disputam o cargo em João Pessoa, em Coxixola, por exemplo, são apenas 1.829 eleitores para decidir entre duas opções.

Maior colégio eleitoral do Estado, João Pessoa é também a cidade que mais tem eleitores para prefeito e para vereadores — Foto: Arte/G1

Maior colégio eleitoral do Estado, João Pessoa é também a cidade que mais tem eleitores para prefeito e para vereadores

Outra curiosidade cerca as eleições em São José de Sabugi, onde só existe um único candidato a prefeito. Isso significa que o prefeito Segundo Domiciano só precisa de um voto válido para vencer o pleito. Já em 119 cidades paraibanas, a disputa está polarizada entre duas candidaturas.

A expectativa é que ainda na noite de domingo todos os prefeitos e vereadores eleitos já sejam conhecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui