Pesquisadora paraibana faz parte de equipe da NASA que fez descoberta sobre regeneração de atmosfera

Pesquisadora é natural de João Pessoa e foi para os Estados Unidos há pelo menos dois anos para fazer o doutorado e continua na NASA como bolsista.

A pesquisadora paraibana Raíssa Estrela, que trabalha na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), nos Estados Unidos, participa da equipe que realizou a descoberta recente de que há uma atmosfera em um planeta rochoso, que tem a mesma idade, densidade e o mesmo tamanho que o planeta Terra, mas que tem uma trajetória evolutiva diferente.

A pesquisadora é natural de João Pessoa e foi para os Estados Unidos há pelo menos dois para fazer o doutorado e continua na NASA como bolsista.

Raissa explicou que é a partir da observação da luz que vem da estrela que o planeta está orbitando através de um telescópio específico para que seja percebida a decomposição da luz em diferentes comprimentos de ondas. “É assim que a gente consegue detectar qual é a composição da atmosfera desse planeta”.

Na descoberta recente, do planeja GJ 1132 B, que tem alguma semelhanças ao da Terra, a equipe acredita que ele perdeu sua atmosfera primordial durante os seus primeiros anos de vida. “Ele recebe muito mais insolação que o planeta Terra recebe do sol. A atmosfera que estamos vendo hoje é uma que está sendo regenerada por um processo geológico. Essa foi, então, a primeira evidência de uma atmosfera que está sendo degenerada em regenerada em um planeta que está fora do nosso sistema solar”.

Segundo a pesquisadora, o seu trabalho é basicamente de análise de dados. “Tenho também colaboração com outros pesquisadores brasileiros. É uma grande realização trabalhar aqui e espero inspirar outros estudantes que desejam trabalhar aqui no futuro. Minha meta é passar esses conhecimentos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui