João Pessoa e mais 14 municípios paraibanos estão em alerta laranja de chuvas de até 100 milímetros; Inmet emite aviso amarelo para todo estadov

João Pessoa e mais 14 municípios paraibanos estão em alerta laranja de chuvas de até 100 milímetros; Inmet emite aviso amarelo para todo estado

merecedestaque.com

João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, além de mais 11 municípios situados no Litoral e Brejo paraibano, integram a lista de locais em que há possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia. O aviso laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica acumulado de chuvas com grau de severidade perigo, começou a valer às 9h desta sexta-feira (14) e se estende até 9h de amanhã (15).

Além desse aviso laranja, o Inmet ainda emitiu, desde ontem (13), um alerta amarelo de chuvas para todos os 223 municípios do Estado da Paraíba. Nesse caso, o aviso tem validade até as 11h de hoje (14), podendo ser prorrogado. Nesse caso, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já em relação ao aviso laranja, que tem grau de severidade perigo, o Inmet informou, como apurado pelo ClickPB, que há possibilidade de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Nessa situação há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

A orientação do Instituto é que se evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Além disso, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Caso precise, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a lista dos municípios em alerta laranja de chuvas

Alhandra
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Conde
Cruz do Espírito Santo
João Pessoa
Juripiranga
Lucena
Pedras de Fogo
Pilar
Pitimbu
Rio Tinto
Santa Rita
São Miguel de Taipu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui