Médicos e enfermeiros de João Pessoa participam de capacitação sobre monkeypox

Finalidade é orientar os profissionais da rede assistencial e vigilância quanto aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos e/ou confirmados.

Médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde participaram, nesta segunda-feira (13), de uma capacitação sobre a Monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria.

A finalidade da capacitação é orientar os profissionais da rede assistencial e vigilância quanto aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos e/ou confirmados da Monkeypox, preparando para uma resposta rápida e, assim, evitar a disseminação do vírus.

O treinamento foi conduzido pelo médico infectologista Fernando Chagas e pela equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SMS. “Vamos realizar outras capacitações no decorrer dos meses, pois teremos possíveis atualizações e os profissionais precisam estar devidamente preparados”, destacou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Monkeypox

É uma doença viral endêmica em alguns países do Continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Existem dois tipos de vírus: um da África Ocidental e um da Bacia do Congo (África Central). A doença é caracterizada por erupções cutâneas disseminadas e baixa letalidade, podendo apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e adenomegalias.

A transmissão pode ocorrer por gotículas respiratórias, fluidos corporais, secreções das lesões e crosta, fômites, mas de acordo com a OMS também pode ocorrer por meio de materiais contaminados como roupas e lençóis. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui