João Pessoa terá centro de tratamento gratuito contra depressão

Inauguração será nesta segunda (20) e público terá acesso a atendimento multiprofissional gratuito.

João Pessoa vai inaugurar, nesta segunda-feira (20), às 9h, o Centro de Referência do Cuidado à Vida, especializado para o atendimento de usuários com depressão. O novo equipamento está localizado dentro do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar, no bairro Jardim Cidade Universitária.

Por meio do serviço, a população terá acesso a atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista. No local, os usuários passarão por escuta psicológica e poderão participar de grupos terapêuticos de combate à depressão.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o Centro vai oferecer um atendimento humanizado ao público que procurar assistência. “Vai ser um serviço exclusivo e com uma atenção muito especial para as pessoas que sofrem de depressão e para aquelas que, por algum motivo, tentaram tirar a própria vida. É um gesto de sensibilidade da Prefeitura de João Pessoa e Secretaria Municipal de Saúde com a depressão, que é a doença que mais cresce no mundo”, afirmou.

O acolhimento no Centro de Referência do Cuidado à Vida será por demanda espontânea, mas os usuários passarão por uma triagem. “Antes de iniciar as terapias, haverá uma avaliação com psicólogo e psiquiatra, que diagnosticará se o usuário está com depressão”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Para ter acesso aos atendimentos oferecidos no Centro, o usuário pode se dirigir diretamente ao local portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência na Capital. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em casos de depressão severa, o serviço também disponibilizará acolhimento 24 horas.

Saúde mental – Dentro da política de promoção à saúde mental, a Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento em diversos serviços da rede municipal. Neste sentido, a assistência psicossocial acontece desde as unidades de Saúde da família (USF), passando pelo atendimento especializado nas policlínicas e centros de atenção psicossocial (Caps), terapias alternativas nos centros de práticas integrativas e complementares (CPICS), atenção hospitalar e serviços de urgência e emergência como o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui