Tribunal de Justiça da Paraíba elege Agamenilde Dias Arruda Dantas como nova desembargadora

A nova desembargadora Agamenilde Dias Arruda Dantas toma posse já nesta tarde no Tribunal de Justiça da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) elegeu a juíza Agamenilde Dias Arruda Dantas como nova desembargadora da Corte. A eleição foi realizada na sessão desta segunda-feira (12). O segundo mais votado foi o magistrado Hebert Lisboa e, em terceiro lugar, ficou o magistrado Aluísio Bezerra.

A nova desembargadora Agamenilde Dias Arruda Dantas toma posse já nesta tarde no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Posse e discurso

Após tomar posse, a nova desembargadora fez um discurso em que lembrou dos avós, do pai e da mãe e das comarcas nas quais trabalhou como juíza. Ela também mencionou a acolhida que teve no Tribunal de Justiça da Paraíba enquanto substituta e quando buscou apresentar seu requerimento para tornar-se desembargadora.

A desembargadora lembrou também de quando recebeu um conselho do desembargador Manoel Targino, quando chegou para trabalhar em uma comarca no interior da Paraíba. “‘O presente que eu tenho a lhe dar é dizer que juiz nem tem raiva nem tem amor a ninguém. O juiz deve ser justo. Esse é o presente.’ E eu recebi”, disse ela no discurso no TJPB.

Ainda segundo a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, “nesse processo de requerimento de assunção [de cargo] foram oito meses. No início tive o cuidado e a satisfação de me apresentar a todos os desembargadores desse Tribunal de Justiça, levando comigo o resumo do meu requerimento. E de todos devo registrar a acolhida fraterna e segura que recebi.”

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba elogiou a nova desembargadora. “Eu quero dizer que esse é um momento de muita felicidade para o nosso Tribunal de Justiça. Mais uma mulher integrando a nossa Corte de Justiça. Uma pessoa digna, honrada, competente e que, sem dúvida nenhuma, vai nos ajudar muito nos julgamentos nessa Corte de Justiça. Parabéns, doutora Agamenilde.”

Trajetória da magistrada

A juíza Agamenilde Dias Arruda Dantas ingressou na magistratura no ano de 1992, na comarca de Taperoá, tendo exercido a jurisdição nas comarcas de Sousa (1993/1994); Cajazeiras (1995/1997); na Capital (1998/2001, como juíza substituta); Campina Grande (2001/2002) e João Pessoa, desde o ano de 2002.

Atuou, também, como juíza eleitoral da 42ª e 39ª Zonas; juíza-auxiliar da Corregedoria Eleitoral; membro da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especias e diretora do foro da comarca de Cajazeiras.

Agamenilde Dias possui Pós-Graduação em Direito da Comunicação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Entre os cursos que participou estão: Congresso Cais- Justiça e Direito: O Papel dos Juristas e do Direito no Combate à Pobreza (Fundação Luso-Americana); Colóquio Mulheres e Teologia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); Programa de Capacitação em Poder Judiciário (Fundação Getúlio Vargas -FGV e Escola Nacional da Magistratura- Enfam); Curso de Preparação à Magistratura de Carreira, pela Escola Superior da Magistratura (Esma) da Paraíba; e Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito do Consumidor (Instituto Brasileiro de Política e Direito do consumidor e Enfam).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui