A Justiça Eleitoral da Paraíba iniciou, nesta quinta-feira (17), uma nova etapa de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2026. Ao todo, o estado contará com 10.712 urnas destinadas às seções eleitorais e outras 1.132 reservadas para contingência, totalizando 11.844 equipamentos.
O procedimento começou no Salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João Pessoa, com a geração das mídias que posteriormente serão inseridas nos equipamentos. Esses dispositivos armazenam os sistemas, programas e informações necessárias para o funcionamento das urnas.
Entre os dados gravados estão informações sobre candidatos, partidos, federações e coligações, além de dados do eleitorado, como nome, número do título, CPF e informações biométricas. Neste ano, uma das novidades será a exibição da fotografia do eleitor diretamente no terminal utilizado pelo mesário durante a identificação.
As urnas eletrônicas funcionam isoladas de redes de comunicação e não possuem conexão com internet, Wi-Fi ou Bluetooth. Por isso, a transferência dos dados necessários para a votação é realizada por meio das mídias físicas preparadas pela Justiça Eleitoral.
As 1.132 urnas de contingência também passam pelo processo de preparação, mas ficam disponíveis para substituir equipamentos que eventualmente apresentem problemas durante a votação. Caso seja necessária uma troca, o cartão da urna que apresentou falha é retirado e colocado no equipamento reserva, permitindo a continuidade da votação com os dados transferidos para a urna substituta.
A previsão da equipe técnica é concluir a geração das mídias até sexta-feira (18), com possibilidade de os trabalhos seguirem até sábado (19), caso seja necessário. Na etapa seguinte, entre os dias 21 e 25 de setembro, será realizada a inserção dos dados nas urnas e a lacração dos equipamentos.
Os procedimentos serão realizados nos cinco Núcleos de Voto Informatizado (NVI) do estado, localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. Após a carga e os testes, os equipamentos serão lacrados e encaminhados aos cartórios eleitorais para posterior instalação nos locais de votação.
A cerimônia de geração das mídias é pública e pode ser acompanhada por representantes de partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades fiscalizadoras, além de cidadãos interessados em conhecer o procedimento.
O primeiro turno das Eleições 2026 está marcado para 4 de outubro.




