Cartão do SUS: saiba como solicitar o documento em João Pessoa

Em 2022, mais de 9 mil beneficiários receberam cartão na capital paraibana.

Mais de nove mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram emitidos em João Pessoa desde abril, quando foram retomados os atendimentos presenciais. Os passaportes permitem localização do prontuário pelo número do cartão, registro dos atendimentos realizados, execução de consultas e exames e dispensação de medicamentos.

O cartão foi instituído em 1996 e qualquer pessoa nascida no Brasil pode ter direito ao benefício. A emissão do documento, no entanto, é realizada pelas secretarias de saúde municipais.

Em João Pessoa, as emissões presenciais do cartão foram suspensas durante a alta da pandemia da Covid-19 visando evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. O serviço foi retomado presencialmente no mês de abril.

De acordo com a coordenadora do serviço, Aline Melo, devem procurar a atualização do documento pessoas que tem o cartão escrito a mão e aquelas que tem o digito inicial 1 ou 2, além de pessoas que mudaram o estado civil e quem perdeu ou teve o documento furtado.

“Os cartões que foram feitos na pandemia continuam válidos. Abrimos presencial em abril para fazer novos cartões, quem trocou o nome de solteiro para casado, quem perdeu, quem fez os cartões online continua válido sim. A gente precisa atualizar as pessoas que tem o cartão escrito a mão e quem tem o começo 1 e 2”, explicou.

Como fazer o Cartão do SUS

Primeiro é necessário procurar a Sede do Cartão SUS, que fica na avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência em João Pessoa no nome do usuário.

Na falta desses documentos no nome do usuário, é recomendado procurar a Unidade de Saúde da Família onde ele pode ser cadastrado e atendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui