Obras de triplicação da BR-230 provocam atrasos em linhas de ônibus entre Cabedelo e João Pessoa

Setrans-PB pede ao DNIT medidas para priorizar circulação do transporte coletivo e reduzir impactos dos congestionamentos sobre passageiros

As obras de triplicação da BR-230, no trecho entre Cabedelo e João Pessoa, estão provocando mudanças na operação do transporte coletivo e aumentando o tempo de deslocamento de passageiros que utilizam diariamente as linhas que circulam pela rodovia.

Diante dos impactos das intervenções, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado da Paraíba (Setrans-PB) encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando medidas para reduzir os transtornos enquanto os serviços estiverem em execução.

Entre as linhas apontadas como especialmente afetadas estão a 5101 Cabedelo, 5103 Cabedelo/Poço/Intermares e 5104 Praia do Jacaré/Integração Bessa.

As alterações no trânsito provocadas pelas obras têm contribuído para congestionamentos e redução da velocidade média dos ônibus. Como consequência, as viagens ficam mais demoradas e as linhas enfrentam dificuldades para manter os horários e a regularidade planejados.

O impacto chega diretamente aos passageiros que utilizam o transporte coletivo para deslocamentos entre Cabedelo e João Pessoa, principalmente trabalhadores e estudantes, além de usuários que precisam chegar a unidades de saúde e outros compromissos com horário definido.

Com os veículos permanecendo mais tempo nos congestionamentos, uma viagem que normalmente seria concluída dentro de determinado período pode levar mais tempo, interferindo também nas partidas seguintes programadas para o mesmo ônibus.

Para as empresas responsáveis pela operação, os congestionamentos também provocam aumento dos custos. Além do maior tempo necessário para completar cada percurso, os veículos permanecem mais tempo ligados e circulando em baixa velocidade, elevando o consumo de combustível.

O Setrans-PB afirma reconhecer a importância da triplicação da BR-230 para a infraestrutura viária e para a mobilidade da Região Metropolitana de João Pessoa. O sindicato, entretanto, defende que o andamento das obras seja acompanhado de medidas específicas para preservar a circulação do transporte público.

No documento encaminhado ao DNIT, uma das solicitações é a avaliação de alternativas que permitam facilitar ou priorizar a passagem dos ônibus nos pontos considerados mais críticos das intervenções.

Outra reivindicação é a ampliação da comunicação prévia entre o órgão responsável pela obra e as empresas de transporte sempre que houver novas interdições, bloqueios ou mudanças na circulação da rodovia.

Segundo o sindicato, o recebimento antecipado dessas informações permitiria reorganizar a operação das linhas e comunicar aos passageiros eventuais alterações antes que elas entrem em vigor.

A expectativa do setor é estabelecer um diálogo com o DNIT para buscar soluções que permitam conciliar o avanço das obras com a manutenção do serviço de transporte coletivo durante o período de intervenções.

Enquanto os trabalhos continuam, passageiros que utilizam diariamente as linhas afetadas podem enfrentar tempos maiores de viagem, principalmente nos horários de maior movimento entre Cabedelo e João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui