É fake: Unimed João Pessoa garante que não há caso confirmado de coronavírus

Desde a última  sexta-feira, 13, circulam mensagens em grupos de WhatsApp da Paraíba dando conta da suposta existência de um caso confirmado de coronavírus no Hospital da Unimed em João Pessoa. A informação não procede e foi desmentida ainda na sexta pela assessoria da instituição. Surgiu, contudo, uma mensagem de áudio de uma pessoa que se diz médico da Unimed afirmando que teria havido a internação de um paciente infectado. A assessoria da Unimed também informou que não existe nos quadros do hospital nenhum infectologista chamado Marcelo Vieira. Igualmente, não existe nenhuma entrevista coletiva convocada para tratar do assunto.

A Unimed emitiu uma nota de esclarecimento a respeito das fake news:

Diante de notícias que circularam esta semana na imprensa e em grupos de WhatsApp de que haveria um caso do novo coronavírus (Covid 19) confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Unimed João Pessoa esclarece os seguintes pontos:

Notícia Falsa

Ainda não existe caso de coronavírus confirmado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Caso venha a ocorrer, essa informação será divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. Portanto, a orientação é evitar pânico e aguardar o pronunciamento do órgão oficial.
Segurança

A Gestão de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa adotou um plano de contingência no Hospital Alberto Urquiza para garantir a segurança dos pacientes, colaboradores, cooperados e visitantes no atendimento a casos suspeitos de coronavírus. O plano inclui uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento. Toda a equipe multiprofissional foi orientada sobre como agir.

Colaboradores e médicos das demais unidades de atendimento da Unimed João Pessoa – Hospital Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), Viver Melhor, Viver Mais e Unidade Guarabira – estão orientados a seguir um fluxo pré-definido de atendimento a casos suspeitos.

As medidas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A Unimed João Pessoa está em contato permanente com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde para adotar novas providências que sejam necessárias.

Diariamente, as equipes de atendimento estão sendo orientadas por médicos e enfermeiros especializados em infecção hospitalar. A Unimed João Pessoa tem, ainda, uma comissão especial criada para o gerenciamento de casos de Covid 19.

Estrutura

Se houver a confirmação de algum caso da doença, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley está preparado para o atendimento seguro. Entre as providências, áreas foram isoladas e, se necessário, serão ampliadas. Para aumentar a segurança, somente estão sendo agendadas cirurgias inadiáveis, evitando que clientes precisem ficar internados desnecessariamente.

Tranquilidade

A orientação da OMS é que casos de coronavírus sem gravidade sejam tratados em casa. Somente nas situações graves haverá internação em hospitais. Se a pessoa apresentar algum sintoma, mas não tiver estado em lugares ou com alguém com casos confirmados, a orientação é procurar o consultório médico, onde o atendimento será mais tranquilo do que na urgência de um hospital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui