Famup e MPPB realizam audiências sobre fim dos lixões nos municípios

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) continuam a série de audiências com municípios paraibanos para discutir a implementação de ações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a educação ambiental da população e a implantação do sistema de coleta seletiva para o reaproveitamento de resíduos sólidos em suas cidades, através da compostagem e reciclagem de materiais. Desta vez, a audiência acontece nos municípios de Lagoa de Dentro e Pedro Régis.

Em Lagoa de Dentro a audiência acontece nesta terça-feira (2) às 14h e em Pedro Régis o encontro será às 8h da quarta-feira (3) No dia 22, a Famup e o MPPB estarão na cidade de Barra de Santa Rosa, a partir das 9h.

Para o promotor Raniere Dantas, as ações que serão adotadas pelos municípios são tidas como alternativas sociais, econômicas e ambientais mais adequadas para acabar com os lixões a céu aberto e diminuir significativamente a quantidade de rejeitos a serem destinados a aterros sanitários.

“Essa é uma ação de muita importância para a população paraibana. Estamos dando passos históricos rumo ao fim dos lixões em nosso Estado. Envolver a população nessa discussão, junto com o poder público e órgãos de controle e fiscalização é o melhor caminho para chegarmos a uma solução sustentável”, destacou o promotor.

Calendário – O calendário de audiências começou a ser executado em fevereiro deste ano e, a princípio deve atender, até abril, 25 municípios dos 67 que assinaram o acordo de não-persecução penal proposto pelo MPPB, comprometendo-se a acabar com os lixões existentes em suas cidades no prazo de 365 dias (a contar da assinatura do acordo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui