SMS orienta pais sobre os cuidados com a saúde dos filhos na volta às aulas

Enquanto algumas crianças ficam tristes com o término das férias escolar e do tempo livre para brincar, outras ficam agitadas e ansiosas para o retorno das aulas e do convívio com os colegas de classe e professores. E é justamente nesse período de voltas às aulas que muitas famílias têm medo de que a crianças fiquem doentes ao retomar a rotina nas escolas, berçários e nos Centros de Referência a Educação Infantil (Creis) do município. 
 
“Se é o primeiro contato da criança com a escola ou creche, é importante que os pais mantenham o Cartão de Vacina da criança atualizado, com as doses de rotina e de campanha. Dessa forma a criança estará protegida contra diversas doenças”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Mas há também cuidados diários como intensificar higiene das mãos, antes e após as refeições, principalmente e, evitar que crianças doentes frequentem a escola até a sua completa recuperação”, completou.
 
Outras orientações podem auxiliar na rotina de dinâmica diária de crianças e adolescentes. “Manter os horários das refeições, de dormir e até de acordar podem auxiliar no processo de aprendizagem e na saúde das pessoas. Dormir bem impede que as crianças tenham problemas de cansaço, deficiência de atenção, ansiedade e até depressão, e isto vale para qualquer idade”, destacou Fabíola Moreira, enfermeira e diretora do Distrito Sanitário V.
 
Vale lembrar que a saúde ocular e auditiva das crianças também deve ser uma preocupação constante dos pais e dos professores, considerando que pode prejudicar o aprendizado com a falta de atenção. “Se a criança se queixa com dores de cabeças, olhos lacrimejantes e irritados, tem inclinação persistente de cabeça, pisca continuamente os olhos, franzi a testas ou fica com os olhos semicerrados para enxergar, lateraliza a cabeça ou aproxima as orelhas para escutar é um alerta para procurar um especialista em Oftalmologia ou Fonoaudiologia na Rede Municipal de Saúde”, orientou Fabíola Moreira.
 
Atenção Especializada – Após ser atendido nas Unidades de Saúde da Família (USF) e, havendo a necessidade de avaliação complementar, seja por meio de exames ou consultas, o usuário é encaminhado para os serviços de Atenção Especializada, que podem ser encontrados nas Policlínicas Municipais, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), no Centro de Testagem e Aconselhamento ou nos serviços conveniados da Rede Municipal de Saúde.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui