UFPB vai ter 98 novas câmeras, ‘botão do pânico’ e biometria facial no campus de João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) irá contar com novo esquema de segurança no campus I, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. Segundo a instituição, serão instaladas 98 novas câmeras, um sistema de reconhecimento facial e controle de fluxo, e será disponibilizado um aplicativo para a comunidade acadêmica com um “botão do pânico”. O objetivo da universidade é diminuir a insegurança no campus.

As câmeras serão instaladas a partir do final do mês de março e até agosto e devem manter as imagens armazenadas por até 60 dias. Elas serão instaladas nas áreas externas, como estacionamentos e locais de passagem. Além de possíveis flagrantes, elas podem identificar quem entra e quem sai da universidade, controlando o fluxo.

O “botão do pânico” faz parte de um aplicativo desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB. Com um cadastro, estudantes, alunos, servidores e funcionários poderão acionar este botão se estiverem se sentindo ameaçados dentro do campus. A instituição terá acesso à localização do usuário e poderá tomar os procedimentos necessários.

O software de controle de fluxo “Cancela Virtual” também será utilizado. Ele identifica a movimentação de pessoas em determinados acessos e coleta dados como a quantidade de carros e motocicletas que passaram por algum portão. Outro software, de reconhecimento facial e postural, também irá integrar o esquema de segurança, e funcionará por meio da captação de imagens pelas câmeras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui